quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Não resisti... As primárias do PS

Professo a minha fé: acredito que as eleições primárias são fundamentais para aproximar os partidos políticos dos cidadãos.

Mais: sinto um "amargo de boca" por não ser o meu partido o pioneiro das primárias em Portugal, pese embora o facto de estas há muito serem defendidas por várias personalidades do PSD e pela própria JSD.

Sucede, porém, que as primárias do PS nasceram desvinculadas de substância, tendo sido, antes, uma arguta jogada no xadrez que opõe Seguro a Costa. Está a servir mais como uma bóia, para ajudar Seguro a manter-se mais algum tempo à tona, do que propriamente para mobilizar os Portugueses em torno de uma nova forma dos partidos se relacionarem com a sociedade.



Os cidadãos não gostam (e estão fartos) destas manigâncias, nem tão pouco apreciam o folhetim de bolso que se tem assistido nas últimas semanas. Esperemos que o que se viu sirva de exemplo, para que quem venha a seguir possa fazer melhor...

Ainda assim, embora o enfoque do debate socialista estejam a ser as tricas partidárias, há um conjunto de conclusões imediatas que se podem tirar.

Desde logo, é mais o que os une do que os separa; estilos à parte, a cantilena é a mesma. Por outro lado já deu para perceber que António Costa não traz nada de novo, a não ser o embrulho. O seu discurso é de tal maneira vago, que para além do sound bite da "agenda para a década", não se descortina mais nada de substancial. Desiludam-se, por isso, os que vêm no edil de Lisboa uma espécie de messias ou de D. Sebastião.

Tenho poucas dúvidas de que António Costa vai ser candidato a Primeiro-Ministro. Ganhou as recentes eleições internas para as Federações, tem o apoio da aristocracia socialista e toda a imprensa a levá-lo no andor.

No entretanto, e enquanto a procissão passa, o Governo de Passos Coelho vai fazendo por arrotear o País do pântano em que Sócrates e António Costa, que era seu número dois, o deixaram.

(Publicado a 11 de setembro de 2014, no espaço de opinião "Opinião Semanal" da página institucional do "facebook" da Concelhia de Alvaiázere da Juventude Social Democrata)